Blog da Stella

SUSTENTABILIDADE E SOFISTICAÇÃO: STELLA NO JARDIM DA CAMPINAS DECOR

SUSTENTABILIDADE E SOFISTICAÇÃO: STELLA NO JARDIM DA CAMPINAS DECOR

Um ambiente construído a partir da natureza, respeitando a vegetação original e criando soluções que unem sustentabilidade e bom gosto. Para a criação do Jardim das Festas, que integrou a 22ª edição da mostra Campinas Decor, a arquiteta Áurea Monteiro inspirou-se no despertar da consciência ambiental dos visitantes. Os produtos Stella compuseram o projeto luminotécnico do ambiente, que garante o conforto aos visitantes, sem perder o conceito sustentável.

Irreverência é uma das palavras que melhor definem o projeto de Áurea Monteiro. A proposta apresentada pela arquiteta dá atenção especial à sustentabilidade, à economia de energia e o uso de materiais que são descartados sem passar por um processo de reciclagem, mas que, segundo a arquiteta, “são ricos do ponto de vista arquitetônico, podendo ser aplicados em um contexto de bom gosto e responsabilidade”.

Transformar o plástico de bicos de mamadeira em revestimento para o piso e converter banheiras antigas em acomodações para os convidados foram algumas das invenções da arquiteta nesse processo criativo. A ideia inusitada de transformar as cerâmicas descartadas em cadeiras do tipo Egg, por exemplo, surgiu do desejo de converter os resíduos das demolições de casarões antigos em soluções modernas e de alto padrão.

Essa ideia central do projeto arquitetônico - de consciência sustentável, valorização dos detalhes e realce da beleza natural - também norteia o luminotécnico. Na busca por um efeito luminoso sereno e sem ofuscamento, Áurea escolheu os espetos de jardim, lâmpadas Balloon e Bulbos de filamento Vintage da Stella, em função de seu “efeito óptico rico e por destacarem-se tanto na leveza e no design da peça, quanto no efeito da luz”.

O projeto se diferencia, segundo Áurea, por sua objetividade. “Buscava uma luz que fizesse a claridade, mas ficasse opaca. Que não atrapalhasse o céu, as cores naturais, mas permitisse uma circulação agradável”, afirma a arquiteta.

No entanto, em contrapartida dessa busca por uma iluminação minimalista, o design das lâmpadas de filamento Vintage Stella ganhou destaque como elemento decorativo. “Os pontos das lâmpadas no bar eram uma obra de arte, junto à leveza da cúpula, criada com tela de contrapiso forrada com plástico e tecido náutico. As pessoas paravam para ver, uma vez que a lâmpada que não ofuscava”, diz a arquiteta.

Especificadora Stella em seus projetos, Áurea Monteiro afirma que a ampla linha de produtos ofertada pela marca, que firmou parceria com a loja Hansa Iluminação para a mostra, tem peças que se aplicam aos objetivos de cada projeto. “A Stella tem essa percepção de entender o que as pessoas buscam nos projetos. A qualidade do efeito óptico, a funcionalidade, tecnologia e durabilidade dos produtos formam uma relação custo-benefício muito válida para o profissional”, afirma a arquiteta. 

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
23 de Junho de 2017