Blog da Stella
STELLA É CASE EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO COM O TEMA ILUMINAÇÃO EM MUSEUS
Alunos do curso de pós-graduação em Iluminação do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba) conhecerão um pouco mais sobre iluminação em museus a partir do case da Stella, que ilumina a exposição Retumbante Natureza Humanizada, no Museu do Estado do Pará, do fotógrafo Luiz Braga (que teve visitação prorrogada até domingo, 22 de novembro). A Stella é objeto de estudo no Seminário de Atividade Profissional, promovido pelo curso de Arquitetura da Iluminação.
A professora Daniele Bagatoli, pós-graduada em Iluminação pelo IPOD-GO, vai explicar, entre hoje e amanhã, por que a tecnologia LED ganha cada vez mais espaço em ambientes como museus. Usando como exemplo o trabalho desenvolvido no Pará pelo lighting designer Paulo Santos, ela chama a atenção para o fato de que o LED é hoje a melhor opção por causa da ausência de radiação, baixo custo de consumo e por que é uma tecnologia cada vez mais acessível. “Como não emite raios infravermelhos e ultravioleta, a lâmpada LED não provoca dilatação nem desbotamento nas obras. Por isso, o retrofit é cada vez mais frequente e significa um grande passo em direção à evolução”, comenta Daniele.
COMPROMETIMENTO
Munidos de material didático, que inclui os catálogos de produtos da Stella, os alunos de Daniele serão desafiados a “descobrir” a partir das fotos da exposição no Museu do Pará, que tipo de lâmpadas estão sendo usadas. “É um exercício que vou aplicar depois de demonstrar os efeitos dos produtos. Um deles é a mini dicroica da Stella que tem um efeito incrível”, diz Daniele. Apaixonada por iluminação, ela conta que percebe na Stella o comprometimento não somente com a qualidade e com a tecnologia, o que a faz confiar plenamente nas peças que adquire, como também com a estética. “Percebemos a todo momento o quanto a Stella é preocupada com a inovação, com apresentar o melhor sempre”, completa Daniele, que também é lojista no segmento de iluminação.