Blog da Stella

6 dicas para transformar sua cozinha em um espaço gourmet
Popularmente conhecida como “o coração da casa”, a cozinha é muito mais do que um espaço para guardar alimentos e preparar refeições. Ressignificada em um ambiente social, a cozinha gourmet foi transformada em um espaço moderno e funcional, que pode fazer toda a diferença na experiência culinária e na recepção dos convidados.
Se você vai construir ou pensa em reformar sua cozinha, aqui estão 6 passos essenciais, com exemplos práticos para transformar este espaço em um ambiente iluminado ao seu gosto:
1. Planejamento
Antes de iniciar seu projeto, lembre-se que toda cozinha precisa de uma atenção especial para a água, esgoto, gás, eletricidade e ventilação. Por isso, contratar profissionais qualificados é indispensável para um resultado final à altura.
Para o projeto de iluminação, por exemplo, os conhecimentos sobre luminosidade, incidência da luz sobre superfícies e tipos de iluminação podem ser determinantes para a construção de um ambiente agradável. Para isso, busque o auxílio de um lighting designer e conte com a biblioteca completa de gráficos e especificações luminotécnicas da Stella.
2. Mobiliário
A cozinha moderna vai além da estética. Os móveis planejados são úteis para otimizar o espaço e combinar com os eletrodomésticos e decoração da casa. Eles são projetados de acordo com as necessidades e preferências do cliente. Assim, garantem um ambiente mais funcional e harmonioso.
Projeto: @mooviarquitetura
Nesta cozinha compacta, o escritório Moovi Arquitetura combinou marcenaria de cor cinza grafite nos armários e o tom inox dos eletrodomésticos, revelando um ambiente harmonioso. Os elementos utilizados são iluminados de forma linear, pelo perfil Archi recuado de 46mm, e pontual, pelas luminárias Square Out com lâmpadas MR16 EVO.
3. Formato
No tópico anterior, apresentamos uma cozinha paralela, ideal para ambientes longos e estreitos. Outros formatos de cozinha incluem as desejadas cozinhas com ilha ou bancada central, que acrescentam uma camada funcional e elegante ao mobiliário do cômodo; cozinhas em L e em U, perfeitas para setorizar o ambiente; além da clássica cozinha americana, que integra-se às salas de jantar ou de estar.
Projeto: @camilaklein.arq
Projeto: @camilaklein.arq
Esta cozinha em U tem perfis de sobrepor Archi de 8mm que atuam de forma funcional, iluminando o balcão por toda a sua extensão, criando a impressão de ampliação do espaço. Além disso, a iluminação horizontal e com alto IRC contribui para destacar detalhes como a rodabanca e reproduzir com maior fidelidade as cores dos alimentos.
4. Função
Projeto: @giovanamunhozarq
A cozinha gourmet é, essencialmente, um espaço de lazer. Para receber amigos e familiares, nada melhor do que a integração dos ambientes. Neste projeto, a proposta foi unir a bancada central à mesa alta com banquetas para criar uma cozinha receptiva.
Para dar ainda mais dinamismo ao espaço, foram utilizadas diferentes camadas de iluminação, com a luz linear dos perfis Archi e a luz geral das luminárias Deep no teto, os embutidos Mini Móbili na estante suspensa e fitas 12V ECO rebatidas no balcão da pia. Além disso, as portas corrediças integram a parte interna da morada à varanda, transformando a cozinha em uma grande área gourmet.
5. Revestimento
Entre inúmeras alternativas e combinações possíveis, os revestimentos dão base para as superfícies da cozinha, assim como a marcenaria do mobiliário. Para tornar a execução dessa etapa mais assertiva, algumas considerações preliminares podem ser bastante úteis.
Um revestimento claro e polido pode refletir mais luz e causar desconforto. O revestimento fosco, por outro lado, reflete menos luz, mas permite maior aderência de sujeira. Para auxiliar em sua escolha, a Stella disponibiliza um e-book gratuito Iluminação de Texturas e Revestimentos, com exemplos práticos do efeito da luz sobre diferentes tipos de superfícies.
6. Iluminação
A iluminação da cozinha é mais do que apenas acender lâmpadas. Um item muito importante na hora de fazer sua escolha é a temperatura de cor, que pode ser definida como a aparência da cor quando emitida por uma fonte de luz. Uma temperatura de cor uniforme pode auxiliar, também, na integração de ambientes. Em cozinhas americanas, ligadas ao living ou jantar, uma temperatura de cor homogênea atua diretamente na fluidez dos espaços.
Por ser uma opção mais utilizada em ambientes sociais, as temperaturas de cor quentes de 2700K e 3000K são excelentes alternativas para transformar sua cozinha em uma área gourmet e são ideais para receber amigos e familiares. Além disso, as cores quentes podem transmitir uma sensação de aconchego, tornando o ambiente acolhedor e suave, com o mesmo desempenho da luz fria ou neutra.
Essa sensação de conforto visual pode ser ainda mais favorecida com a escolha de produtos com fonte recuada e com a aplicação de acessórios como o Kit Grade para Square e Flow, reduzindo o ofuscamento da luz ao mínimo e promovendo a sensação de conforto visual que já se tornou marca registrada dos produtos Stella.
Agora que você já sabe a receita para transformar sua cozinha em um ambiente diferenciado, aproveite a qualidade dos produtos Stella e viva uma experiência iluminada com a luz ideal no seu dia a dia.
Veja também:
Iluminação para dormitórios - Dicas para um ambiente acolhedor
Iluminação no banheiro - Ambientes para se inspirar