Blog da Stella

LUZ DE FORA: CENÁRIOS E SENSAÇÕES PELA ILUMINAÇÃO EXTERNA

LUZ DE FORA: CENÁRIOS E SENSAÇÕES PELA ILUMINAÇÃO EXTERNA

“É um privilégio poder contar com uma área dessas nesta vida de "caixa" que levamos hoje em dia”. Assim as arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli, do escritório Arquitetando Ideias, definem os benefícios e os objetivos do terraço que projetaram para um apartamento de cobertura. Repensando o espaço para garantir, entre outras necessidades, o máximo conforto, as profissionais apostaram em produtos Stella para a iluminação de todo o ambiente.

O pedido dos clientes era um só: criar um espaço para descanso. A proposta era criar um ambiente para curtir dias de sol, reunir amigos ao ar livre e curtir a vista do final de tarde em Porto Alegre. Conforto e praticidade eram palavras de ordem em um espaço que se beneficia da luz natural ao longo do dia e é valorizado pela iluminação artificial à noite. Por isso, o projeto luminotécnico ganha importância no trabalho das arquitetas.

“Luz cria cenários, transmite sensações e gera experiências. Um mesmo ambiente pode se apresentar de diversas maneiras de acordo com a iluminação proposta: funcional, aconchegante, misterioso, alegre”, explicam as arquitetas. Um projeto luminotécnico, tanto quanto um projeto de iluminação, pode mostrar sobre a personalidade de quem habita um espaço. A luz tem poder sobre o dia a dia das pessoas.

Para as arquitetas, a iluminação é fundamental também nas áreas externas. “Neste projeto em especial, como os clientes queriam um ambiente funcional, com poucos elementos, o efeito da iluminação tinha a tarefa de preencher os espaços com beleza”, explica Luana. Para além da funcionalidade de demarcar caminhos e garantir o uso seguro dos espaços, o papel estético da luz se destaca pela escolha de luminárias com fachos de luz bem desenhados.

Seguindo a ideia de definição da luz projetada, o efeito dos Balizadores de Sobrepor Neu, posicionados em locais onde as pessoas transitam, demarca os caminhos, com o benefício de criar desenhos de luz no piso. Nas muretas, o efeito luminoso projetado pelas arandelas Recognizer, em seu jogo de luz e sombra, cria o resultado de preenchimento de espaços proposto no projeto.

Para a luz geral, spots PAR16 GU10. “No pergolado metálico, queríamos luminárias que integrassem a estética da estrutura. Para isso optamos pelos spots pretos. Discretos, mas ao mesmo tempo charmosos e funcionais”, explica a arquiteta. Parceiras da Stella na iluminação de seus projetos, Luana e Carla afirmam: um bom projeto de iluminação, aliado a produtos de qualidade, oferece resultados de qualidade de vida.

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
29 de Agosto de 2017