Blog da Stella

FOTÓGRAFO LUIZ BRAGA FALA DA IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO PARA SUA MOSTRA RETUMBANTE NATUREZA HUMANIZADA

FOTÓGRAFO LUIZ BRAGA FALA DA IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO PARA SUA MOSTRA RETUMBANTE NATUREZA HUMANIZADA

“Sem a luz essa exposição seria impossível. ” A afirmação do fotógrafo Luiz Braga (foto) resume sua impressão acerca do projeto do light designer Paulo Santos para a sua mostra Retumbante Natureza Humanizada. O trabalho de Braga, que tem patrocínio da Stella, pode ser conferido no Museu do Estado do Pará (PR) e apresenta 120 obras do fotógrafo paraense realizadas durante seus 40 anos de carreira. Quanto à iluminação, ele explica que as peculiaridades do prédio histórico tornaram a luz uma exigência e, por isso, deram um toque vital a todo o trabalho.

Quem visitar a mostra, poderá constatar que as obras de Braga se encontram em salas, diferenciadas por cores. E essas cores são reforçadas pela iluminação, completando a experiência sensorial à qual o público é convidado a ter. “Eu já passei por outros locais com esse mesmo trabalho e posso dizer, com toda a certeza, que em nenhum deles a iluminação foi tão essencial. Não fosse a luz, meu trabalho não poderia ser apreciado nesse lugar”, afirma o fotógrafo. As fotos apresentadas por Braga revelam a força do trabalho e o gestual do homem. Assim, a figura humana é a tônica dos registros do fotógrafo.

Ele ressalta que a parceria com Paulo Santos o deixou tranquilo quanto à expectativa para o projeto. “Ele entende de luz como poucos e, nesse caso, fez um excelente trabalho ao colocar a iluminação em sintonia com a arquitetura e com a minha obra”, analisa o fotógrafo, ao valorizar a aplicação das lâmpadas e fitas de LED Stella. “Eu agradeço o apoio da empresa e posso afirmar que não se trata tão somente de uma parceria, mas de cumplicidade. A luz para o meu trabalho no Museu do Pará tem um caráter divisor”, comenta Braga.

A EXPOSIÇÃO

Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra Retumbante Natureza Humanizada pode ser visitada até 17 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, sábados e domingos, das 9h às 13h. O ingresso custa R$ 4,00 e às terças-feiras a entrada é gratuita.

 

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
06 de Outubro de 2016