Blog da Stella

FOTÓGRAFO LUIZ BRAGA FALA DA IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO PARA SUA MOSTRA RETUMBANTE NATUREZA HUMANIZADA
“Sem a luz essa exposição seria impossível. ” A afirmação do fotógrafo Luiz Braga (foto) resume sua impressão acerca do projeto do light designer Paulo Santos para a sua mostra Retumbante Natureza Humanizada. O trabalho de Braga, que tem patrocínio da Stella, pode ser conferido no Museu do Estado do Pará (PR) e apresenta 120 obras do fotógrafo paraense realizadas durante seus 40 anos de carreira. Quanto à iluminação, ele explica que as peculiaridades do prédio histórico tornaram a luz uma exigência e, por isso, deram um toque vital a todo o trabalho.
Quem visitar a mostra, poderá constatar que as obras de Braga se encontram em salas, diferenciadas por cores. E essas cores são reforçadas pela iluminação, completando a experiência sensorial à qual o público é convidado a ter. “Eu já passei por outros locais com esse mesmo trabalho e posso dizer, com toda a certeza, que em nenhum deles a iluminação foi tão essencial. Não fosse a luz, meu trabalho não poderia ser apreciado nesse lugar”, afirma o fotógrafo. As fotos apresentadas por Braga revelam a força do trabalho e o gestual do homem. Assim, a figura humana é a tônica dos registros do fotógrafo.
Ele ressalta que a parceria com Paulo Santos o deixou tranquilo quanto à expectativa para o projeto. “Ele entende de luz como poucos e, nesse caso, fez um excelente trabalho ao colocar a iluminação em sintonia com a arquitetura e com a minha obra”, analisa o fotógrafo, ao valorizar a aplicação das lâmpadas e fitas de LED Stella. “Eu agradeço o apoio da empresa e posso afirmar que não se trata tão somente de uma parceria, mas de cumplicidade. A luz para o meu trabalho no Museu do Pará tem um caráter divisor”, comenta Braga.
A EXPOSIÇÃO
Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra Retumbante Natureza Humanizada pode ser visitada até 17 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, sábados e domingos, das 9h às 13h. O ingresso custa R$ 4,00 e às terças-feiras a entrada é gratuita.
galeria



