Home

Blog Ideias Luminosas

EXPOSIÇÃO LÚMINATERRA É ILUMINADA PELA STELLA

EXPOSIÇÃO LÚMINATERRA É ILUMINADA PELA STELLA

As obras da artesã Maria dos Mares na mostra LúminaTerra, são iluminadas pela Stella. A exposição será inaugurada logo mais à noite, na Della´s Iluminação, em João Pessoa (PB). A abertura terá apresentações artísticas integrada ao conceito da mostra.

Esta é a terceira mostra promovida com o apoio da Stella na Della´s e a iniciativa sempre busca contemplar a valorização cultural. A escolha da artesã e a curadoria foram de responsabilidade dos arquitetos Perla Felinto e Hermann Santos. Ao todo, são 89 peças de arte que variam entre cerâmicas, esculturas, aquarelas, sete poesias e uma instalação.

Perla afirma que a escolha pela artesã Maria dos Mares (foto) se explica principalmente pela simplicidade e verdade transmitida em seu trabalho. Segundo a curadora, foi a própria artista que escolheu o nome da exposição. “No início da curadoria já sabíamos que queríamos a peça “Contadora de Histórias” para trazer luz à mostra, contar histórias de luz, o que envolve o princípio da loja e o conceito da exposição”, afirma a curadora.

A ideia central da mostra foi pensada pela artesã de acordo com a sua história, como forma de demonstrar os aspectos pessoais de sua vida e do seu trabalho. Com forte influência feminina em suas obras, Maria dos Mares utiliza a arte para abordar a representação da mulher, assim como provocar questionamentos sociais relacionados ao dia a dia e a antigos acontecimentos.

A exposição LúminaTerra consiste em uma instalação que ocupa toda a loja, onde cada ambiente contará parte da história da artesã. Os espaços estarão interligados, com peças que se misturam ao cenário original da Della’s, como pontos de iluminação e sombreamento, criando unidade entre os ambientes, além de dar continuidade ao enredo criado pela artista.

“Essa mostra é diferente de tudo que já sediamos na Della’s, pois utiliza todos os cômodos e não apenas a galeria, como anteriormente. A exposição é fruto de uma intervenção artística de Maria dos Mares, na qual ela mostrará a versatilidade do seu trabalho e contará a sua própria história”, afirma Anne Kiepe, uma das sócias da loja.

A ARTISTA

Com influência direta de mulheres que fizeram parte da sua infância, Maria dos Mares tem o feminino como um dos principais aspectos de seu trabalho. Essa temática movimenta as suas criações, que variam de acordo com os acontecimentos atuais, lembranças e vivências. Começou a desenvolver a sua arte a partir de xilogravuras, pinturas e esculturas, mas foi dando aulas na educação infantil que descobriu a ligação com o barro, dedicando-se mais a este tipo de trabalho. Entre poemas, cerâmicas, esculturas, aquarelas, a artesã tornou-se referência na produção cultural do estado da Paraíba. As suas obras refletem a sua história pessoal e do seu trabalho, além de provocarem questionamentos acerca da feminilidade e de situações cotidianas.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘LÚMINATERRA’

Realização: Della’s Iluminação

Patrocínio: Stella, Oficina da Madeira

Local: Della’s Iluminação – Av. Epitácio Pessoa, 1037

 

30 de Novembro de 2016