Blog da Stella
DICA DE LEITURA: A ARQUITETURA DA FELICIDADE
A identidade do ser humano está intrinsecamente ligada ao lugar em que vive. E, junto com esse lugar, a existência vai se transformando. Com muita frequência, a maioria das pessoas subestimam o espaço em que vivem, passam o tempo anestesiadas com o cotidiano e quase nunca reconhecem a importância da influência da casa onde moram. Foi para chamar a atenção para esse aspecto da arquitetura que o filósofo Alain de Botton escreveu o livro A Arquitetura da Felicidade, publicado em 2006 pela Editora Rocco. Uma dica de leitura válida tanto para quem lida com o tema diariamente, de forma profissional, como quem quer desfrutar de um texto direto, leve e simples para descobrir como olhar de maneira diferente para um mesmo ângulo.
E simplicidade é o norte do autor, uma característica bem forte em seu trabalho. De maneira muito acessível, ele apresenta temas restritos, até então, a circuitos acadêmicos e coloca à disposição do leito aspectos psicológicos, filosóficos, históricos e estéticos da arquitetura.
Para Alain de Botton, a arquitetura não proporciona apenas um refúgio físico, mas também psicológico. É guardiã da identidade humana, basta perceber como as pessoas decoram seus lares com objetos e móveis que tocam a memória, trazem à tona instantes que as fazem lembrar quem são. Segundo o escritor, o imóvel em si não aponta soluções para problemas que incomodam seus moradores. No entanto, seus cômodos deixam evidentes a satisfação e a felicidade às quais a arquitetura contribuiu. E assim, página por página, ele vai nos colocando em contato com reflexões e sentimentos que até então não eram despertados pelo olhar. Boa leitura!