Blog da Stella

ARQUITETURA MODERNISTA E O DESTAQUE DA LUZ
A soma de uma família numerosa e um grande grupo de amigos exige um amplo ambiente de convivência, com um programa completo para entretenimento. Por isso, a criação de um anexo para lazer era prioridade na proposta de reforma da Casa A+C, projetada pela arquiteta Ana Colnaghi e iluminada por produtos Stella.
Mais do que criar um novo espaço, o desafio da arquiteta era projetar um novo conceito a partir de uma estrutura pré-existente, usando iluminação e arquitetura para unir áreas internas e externas. A proposta, segundo Ana, foi a de transformar uma casa que ocupa 6 terrenos em um ambiente integrado, sofisticado e acolhedor.
Para isso, Ana Colnaghi inspirou-se na arquitetura modernista brasileira. “Linhas retas, linearidade e uso de materiais naturais em evidência” são alguns dos elementos da construção, conforme a arquiteta, que utilizou a luz para “destacar a arquitetura, os revestimentos nobres do projeto, como a madeira e a pedra, e também criar cenários diferentes”.
O minimalismo da construção é contraposto pela sofisticação dos materiais utilizados, como o mármore Branco Paraná, e dos jogos de luz criados com as peças Stella. “Temos iluminações mais direcionadas, indiretas e de destaque para elementos. No exterior reforçamos a importância tanto na volumetria da construção, quanto para o destaque do jardim renovado, além do caminho que liga a casa existente ao novo espaço”, explica a arquiteta.
Na fachada da casa, as arandelas Recognizer, que “destacam e criam efeitos interessantes de iluminação”, foram as escolhidas de Ana, que apostou em formas inovadoras de usar as arandelas. Produtos da linha Jardim da Stella, elas fizeram parte da iluminação decorativa também dos ambientes internos. Ao redor da piscina, coberta com teto retrátil, e na sala de estar, os efeitos das arandelas Effekt de 2 fachos abertos ganham destaque.
Para a valorização de plantas e árvores nos jardins, Ana escolheu os projetores Stella de 10W, 30W e 50W, por terem “boa potência de iluminação e tamanho e formato que deixam a peça discreta no jardim”. A arquiteta utilizou ainda os Balizadores de Solo Spur e os Embutidos de Solo Inox para destaque dos caminhos e, também, para efeito nas pedras que cobrem as paredes no ambiente da piscina.
No entanto, o destaque da iluminação de solo fica por conta do uso dos Balizadores de Efeito ao longo do caminho que liga a casa ao ambiente de lazer. As linhas retas de luz criadas pelas peças têm relação direta com as linhas retas da construção, garantindo a harmonia e a beleza do efeito visual.
A iluminação da parte interna, que tem luz geral criada por luminárias embutidas, ganha destaque nas sancas iluminadas pelas lâmpadas tubulares LED Stella, de 3000K, que aquecem o lugar. O resultado, segundo Ana Colnaghi, “é o convite ao uso do ambiente, de espaços amplos e convidativos. Tudo com muita luz e integração com o exterior”.
galeria











