Blog da Stella

ARQUITETO AFIRMA POR QUE O LED STELLA É INDISPENSÁVEL
Quando estamos em um ambiente, muitos fatores contribuem para as sensações que temos. A decoração, os móveis, entre outros, e aqueles que, em um primeiro momento “não vemos”, como a iluminação. A luz, em um espaço, pode até parecer coadjuvante, mas se pensarmos melhor, e com mais atenção, veremos que a iluminação é capaz de transformar qualquer lugar. Quem fala mais sobre todo esse contexto é o arquiteto Eduardo Mendes Júnior, de Curitiba (PR), e que não abre mão dos produtos Stella em seus projetos.
“Para cada situação existe uma lâmpada específica, onde é considerada a sua função no ambiente. Uma lâmpada com facho fechado, por exemplo, é utilizada para destacar ou pontuar um item decorativo, já em uma área de trabalho, deve ser levado em conta um projeto de iluminação mais ampla e geral, a fim de oferecer mais conforto durante a atividade”, afirma o arquiteto.
Hoje, de acordo com ele, já não se pode mais falar em luz sem a associação ao uso do LED. No entanto, ainda é preciso, segundo ele, trabalhar pela conscientização em relação ao custo-benefício. O LED revolucionou o mercado de iluminação, afirma o arquiteto, apesar de estar com um preço acima das lâmpadas convencionais, o custo-benefício faz compensar. “No escritório não projetamos sem o uso de iluminação em LED, pois sempre nos preocupamos com as questões ambientais, de sustentabilidade e no conforto do ambiente construído”, sustenta.
Para Eduardo, conceber um projeto com as lâmpadas tradicionais é quase impossível, diante das grandes vantagens. O LED pode até contribuir na diminuição do uso do ar condicionado, já que não aquece com as lâmpadas tradicionais.
A ESCOLHA CORRETA DO LED
A escolha do LED vai além do tipo de lâmpada e o arquiteto faz questão de esclarecer a participação do profissional qualificado para orientar o cliente. “A escolha do LED vai desde a concepção do projeto, onde pensamos no layout de mobiliário, sua função e que tipo de iluminação deve ser usado. Tudo é pensado em conjunto, quando você termina um projeto de interiores toda a ideia de iluminação já está criada. Por exemplo, em uma sala de home theater a iluminação pode ser mais baixa, utilizamos então fita de LED ou as lâmpadas com dimerização que nos permite tanto um ambiente bem iluminado ou uma luz mais baixa, vai da necessidade do momento” comenta.
Diante disso, ele cita a Stella como marca de confiança no desenvolvimento e execução dos projetos. A ampla variedade de opções, tanto nas lâmpadas funcionais quanto decorativas são algumas das características da marca que atraem o arquiteto. “Os produtos, além de possuírem uma qualidade excepcional, trazem consigo design e elegância para o ambiente onde são especificados. As lâmpadas com dimerização, que eu particularmente tenho paixão, são únicas no mercado”, atesta Eduardo.
Ele fala com propriedade de quem conhece a marca desde os bancos acadêmicos. A Stella, diz ele, sempre foi uma referência em iluminação desde a faculdade, quando era citada pelos professores como uma das melhores do mercado. A teoria se confirmou na prática quando, já formado, Eduardo passou a especificar os produtos Stella. “Nos ambientes que projeto gosto de uma iluminação sempre bem pontual e diga-se de passagem dramática. Gosto muito das ARs, e em especifico a linha EVO que sempre utilizo. Os ambientes ficam de tirar o fôlego. Já nos decorativos os pendentes de concreto são um xodó, que acabei de especificar em um novo projeto”, sinaliza. Os produtos para iluminação externa também são bastante usados por Eduardo, como no projeto de uma residência (foto), no qual ele aplicou Embutidos de Solo, Espetos e Arandelas, além de lâmpadas PAR20.