Blog da Stella

ANGELA SNEL EXPLICA POR QUE A LUZ É A PROTAGONISTA

ANGELA SNEL EXPLICA POR QUE A LUZ É A PROTAGONISTA

Para a designer de interiores Angela Weissheimer Snel, a luz sempre será a protagonista em qualquer projeto. É a luz a responsável por valorizar estruturas, detalhes e texturas, diz ela, ao ressaltar que cenários são criados, produtos valorizados e fachadas sinalizadas a partir de um projeto luminotécnico bem elaborado. Por isso, ela cita aqui o mestre Oscar Niemeyer:  "Uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre, e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto". Com exclusividade, ela conversou com a equipe de Marketing da Stella para falar sobre essa paixão e também sobre a importância da tecnologia LED, da qual ela não abre mão em seus projetos.

Explica que, com muita frequência, especifica as lâmpadas AR70, AR111, PAR20, além das fitas LED da Stella, dando preferência à temperatura de cor entre 2700K e 3000K. “A Stella é uma marca que mantém o padrão de qualidade do LED, possui as fontes específicas e fornece garantia nas peças. Há padrão de emissão da luz numa quantidade maior de peças, o IRC mantém-se acima de 80 e posso contar com produtos dimerizáveis e com alto índice de iluminância”, afirma Angela, que está à frente do escritório AWS Arquitetura, Design e Iluminação, que hoje realiza projetos residenciais, comerciais, corporativos e de franquias, sempre priorizando a aplicação correta dos recursos em iluminação. Abaixo, confira os principais trechos da entrevista com Angela, que indica a forma correta de uso e segurança na hora de escolher o LED. E, na galeria, confira alguns dos projetos nos quais a arquiteta aplicou produtos Stella.

Como o tipo de iluminação é definida? O que é levado em conta?

A luz deve ser projetada de acordo com a função que ela vai exercer no ambiente, seja interno ou externo. Sabemos da influência que a iluminação exerce em nossa condição física e emocional, portanto ela deve atender às necessidades do usuário num ambiente residencial, comercial, corporativo, ou até mesmo em vitrines e fachadas com o objetivo de agregar valor estético ao projeto.

Para você, qual a importância do uso da tecnologia LED nos dias de hoje? É possível pensar em projeto luminotécnico sem priorizar o uso do LED?

A utilização do LED é fundamental na economia de energia, mas infelizmente este é um dos únicos fatores que têm difundido o retrofit pelas lâmpadas incandescentes. A falta de informação do consumidor e de alguns fornecedores que não descrevem as características da luz emitida na embalagem do produto tem atrapalhado e causado muitos problemas de uso inadequado da luz.

Os LEDs com temperatura de cor entre 2700k e 3000k são ideais para os ambientes residenciais, pois proporcionam uma luz mais agradável.

Como escolher o tipo de LED correto?

A troca de lâmpadas incandescentes por LED de 4000K a 6000K nas residências, restaurantes e ambientes com propósito de relaxamento são desaconselhadas pelo estímulo que provocam a nível cerebral. Lâmpadas com esta temperatura de cor são adequadas para áreas de trabalho, justamente por estimularem as ondas cerebrais aumentando a produtividade.

As fitas de LED que são utilizadas nas sancas e mobiliário para efeitos de luz geral indireta são recomendadas por facilitar a instalação e proporcionarem efeitos diferenciados e especiais. Há situações em que o especificador precisa tomar muito cuidado, pois a profusão de fabricantes e fornecedores de LED aumentou muito.  Quando diferentes peças de LED são colocadas em um mesmo ambiente, é importante verificar se são todas de um mesmo lote, para evitar a diferença na cor da luz emitida. É fundamental que se utilize a fonte adequada para garantir as propriedades do LED. Vale ressaltar que LED ainda é uma tecnologia em ampla expansão e, a cada dia, novidades surgem e os profissionais precisam estar atentos às características dos produtos em lançamento. O uso do LED é fundamental num projeto luminotécnico combinado com outras lâmpadas incandescentes, vapor metálico, entre outros, quando necessário, e se possível, é indicado agregar automação ou dimerização.

 

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
22 de Julho de 2016