Blog da Stella

A ILUMINAÇÃO COMO MAIOR ALIADA
Veja como o projeto de iluminação fez a diferença na construção de um espaço destinado à qualidade de vida, saúde e bem-estar. Projetado para colocar praticantes de ciclismo na mesma frequência de treinos ao ar livre, o Studio 220, em Curitiba (PR) se destaca também pela estrutura desenvolvida a partir da luz aplicada em cada ambiente da academia inaugurada em dezembro de 2016. O projeto luminotécnico, que contemplou produtos Stella em sua totalidade, é do escritório La Lumière, também na capital paranaense, que seguiu a proposta de usar uma linguagem com elementos aparentes, uma configuração industrial, seguindo a arquitetura que o espaço já oferecia: laje aparente, pé direito duplo, valorizando a amplitude que estava pronta a ser explorada, como explica a arquiteta Christiana Mion, que se declara uma verdadeira apaixonada pela Stella. “O que me tornou fiel à Stella foi a certeza de que seus produtos seguem rigorosamente as características especificadas, seja quanto a quantidade de lumens oferecidos, propriedades das lâmpadas e principalmente temperatura de cor. Antigamente eu era meio receosa ao utilizar alguns modelos de lâmpadas de LED, mas quando conheci os produtos EVO da Stella, e utilizei uma dicroica, tudo mudou”, afirma Christiana (foto abaixo).
Quanto ao Studio 220, ela reforça que a ideia é transmitir aos frequentadores uma sensação de leveza, movimento, ritmo, percursos, tudo o que um ciclista em atividade sente quando percorre trajetos durante treinos, ou em um descontraído passeio,trazendo todas essas sensações para o espaço indoor. Para saber mais sobre esse projeto ímpar e sobre os produtos Stella utilizados, convidamos a um passeio pelo Studio 220. Confira abaixo os principais trechos de nossa conversa com Christiana, exclusiva para o blog Stella.
STELLA – Como a iluminação se encaixa na proposta do Studio 220? Qual o diferencial da luz usada nesse projeto em relação a outros dessa mesma natureza?
Christiana Mion - A iluminação entra como a maior aliada neste projeto, pois em cada espaço ela tem sua função específica intimamente ligada ao tipo e formato de lâmpada. Esta foi a peça-chave para fortalecer o conceito, trabalhar na quase totalidade com as lâmpadas, sem luminárias, mas reforçando o que devemos sempre pensar quando projetamos: a iluminação está intimamente ligada ao espaço arquitetônico, ele nos oferece muito, e a atividade exercida vai nos direcionar para as demais variáveis.
Para que eu possa expor qual é o conceito de iluminação proposto pelo escritório La Lumière para o Studio 220 , acho válido um exemplo, que foi o ponto de partida para o desenvolver todo o projeto: o Studio 220 conta com uma circulação de 17 metros de extensão com pé direito de 4 metros, ela liga os 2 principais studios de ciclismo onde são realizados os treinos, e em seu percurso estão todas as salas de atividades complementares e banheiros, a proposta é: estamos percorrendo um espaço, nada mais justo que reproduzir com a utilização de lâmpadas tubulares o movimento que os pedais realizam quando pedalamos, um lado sobe o outro desce, e assim estamos em movimento. Algo simples, mas que nos traz contemplação do espaço, e isso as Tubulares Stella, que flutuam presas apenas por cabos transparentes, transmitiram muito bem o recado. Com este ponto de partida fortalecendo nosso conceito, vinculado ao ciclismo, os movimentos, pedais, a velocidade, o ritmo, seguimos para os demais ambientes.
O acesso do Studio se faz por uma escada de 7 metros de extensão e com uma incrível inclinação evidenciada pelo seu pé direito. Com nosso conceito determinado, basta utilizá-lo: a escada é vista como percurso de movimento para acesso aos demais espaços, então utilizamos novamente as tubulares, transmitindo a ideia de movimento (instalação de tubulares inclinadas para cima e para baixo).
Ao término nos deparamos com o Hall do elevador, um ponto de “parada”, o encontro entre escada e elevador. Surge então o desenho de duas luminárias quadradas sobrepostas, customizadas especialmente para as lâmpadas Stella tubulares T8 10W. A intenção é que o mínimo da estrutura apareça, e o máximo do formato da lâmpada.
Chegamos, então, à recepção, um ponto de grande importância. Sabemos que a recepção é o local onde o aluno irá ter o primeiro contato com o espaço, e ali estão as meninas dos olhos, nossas lâmpadas de LED Vintage 2W, totalmente aparentes e instaladas em catracas, peças que foram fabricadas sob medida para receber a lâmpada. São 12 pendentes, alinhados lado a lado com alturas diferentes, trazendo ritmo, luz agradável que o espaço necessita.
Logo ao lado da recepção encontramos um lobby, com duas mesas, que podem ser utilizadas para leitura, trabalho, ou enquanto o aluno espera sua aula ou atendimento. Para elas, criei dois pendentes, com três tubos cada, e na extremidade de cada tubo, uma lâmpada dicroica 4,5W, pois queria que a luz fosse direcionada apenas para o tampo da mesa, criando um espaço intimista, e conseguimos este resultado com sucesso.
Para iluminação geral do espaço entre lobby e recepção, contamos com a iluminação difusa proporcionada pela lâmpada PAR30 em refletores de alumínio. Estes estão direcionados para indicar acesso e destacar comunicação visual, presos às calhas metálicas. Aliás, todas as áreas de laje contam com linhas de calhas metálicas que sustentam tanto lâmpadas como luminárias.
Chegando ao Studio, acabou a moleza: precisamos de velocidade, estímulo, e é isso que a iluminação faz. As linhas paralelas de calhas, com tubulares de 60 e 120cm foram instaladas fazendo alusão ao movimento da luz, às linhas desconexas, ao movimento e à velocidade ali estampados.
Nos espaços de transição e movimento, representamos a luz com a linearidade das lâmpadas tubulares em horizontal com leves inclinações, como se elas pudessem acompanhar o movimento de quem circula pelo espaço. Já nos ambientes de contemplação, ou que estamos sem movimento, as peças estão em posição vertical com ritmo, indicando que não estamos em atividade, mas vinculados a bike, ao ritmo, ao propósito que é pedalar.
Acredito que todos estes detalhes pensados minuciosamente expressem a total diferença entre o Studio 220 e qualquer outro espaço desta atividade, onde apenas encontramos luz geral, em luminárias, muitas vezes aplicadas de forma rígida, utilizando modelos disponíveis no mercado com design comercial, com um pacote de luz altíssimo e geralmente temperatura de cor de 4000K. Mas aqui no Studio 220 queremos atividade ligada ao conforto, ao design, ao conceito diferenciado e, claro, ao ciclismo indoor que traz as características e melhores resultados do praticado outdoor.
STELLA - Fale um pouco mais sobre a escolha dos produtos Stella e suas particularidades para esse projeto.
Christiana - Utilizamos em grande parte as tubulares de T8 10W E T8 20W, ambas 3000K nas áreas de escada, hall elevador, circulação e dentro dos studios. Primeiro pela temperatura de cor, de 3000K, que oferece conforto, e pela quantidade de lumens adequada às atividades propostas.
As lâmpadas Vintage 2400K 2,5W, usadas nas catracas da recepção, têm temperatura de cor fantástica, como se estivéssemos usando as tradicionais lâmpadas de filamento incandescentes, mas com o adicional do design único quanto do filamento.
As lâmpadas PAR 30 10W 3000K utilizadas nos refletores de alumínio para luz geral e destaque da identidade visual, com todo seu pacote de luz e brilho, oferecem um resultado com temperatura de cor quente, muito satisfatório para um pé direito de 4 metros.
As dicroicas 4,5W 3000K, utilizadas nos pendentes customizados do lobby, com facho direcionado, oferecem brilho na medida certa e destaque necessário com a temperatura de cor ideal para áreas de lazer.
As PAR20 6W 3000K são utilizadas para as área de circulação dos banheiros e vestiários. As lâmpadas Balloon 12W 3000K, nos pendentes do hall de entrada, conferem design aos pendentes que têm as lâmpadas aparentes e oferecem a quantidade de luz ideal para uma peça decorativa que também necessita indicar a entrada.
Os Embutidos Slim 18W 22,5x22,5cm 3000K, dentro das salas de administração, nutrição, fisioterapia e coach, proporcionam quantidade de lumens e temperatura de cor ideais para as funções. Mesmo se tratando de placas de LED, a temperatura de cor se iguala a das demais lâmpadas, conferindo uniformidade para todo o projeto. O principal motivo da escolha da Stella além, dos mencionados, é sua fidelidade quando indica temperatura de cor e cumpre na sua aplicação.
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