Home

Blog Ideias Luminosas

STELLA REALIZA TOUR DE CONHECIMENTO COM OSVALDO PERRENOUD

STELLA REALIZA TOUR DE CONHECIMENTO COM OSVALDO PERRENOUD

“Toda vez que se faz uma palestra, ou conversa com alguém sobre iluminação, e se passa alguma experiência, o Lighting Design brasileiro melhora, porque todos os envolvidos crescem com essa experiência”. É assim que Osvaldo Perrenoud define a importância de eventos como o tour de palestras realizado pela Stella no início do mês de Novembro.  

Seguindo o conceito de aliar técnica e arte para falar de luz, o ciclo de eventos percorreu diversas cidades brasileiras com oportunidades de conhecimento e encontros que, segundo Osvaldo, configuram-se em “mais do que palestras, trocas de experiências”.

CONTEÚDO E COMEMORAÇÃO EM NOVO HAMBURGO

A partida do tour Stella com Osvaldo Perrenoud aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande Sul. Celebrando os 13 anos de loja, a Luminar Arte recebeu amigos e parceiros para uma manhã de conhecimento com o palestrante. Com um público formado, em sua maioria, por profissionais e especificadores de iluminação, Osvaldo ressalta que o interesse do público em aprender e em trocar foi a marca do encontro.

TÉCNICA E ARTE EM PORTO ALEGRE

Na sequência, a Mostra EliteDesign, evento do qual a Stella participa como Iluminação Oficial, também recebeu Perrenoud. Por se tratar de uma exposição de arquitetura e decoração, a mostra e a palestra compartilham de um interesse em comum: o uso da luz enquanto expressão artística e formadora de sensações.

Osvaldo Perrenoud levou ao público o seu próprio conceito de iluminação cênica. “É iluminar uma cena, baseada em um conceito lumínico, através de uma composição pictórica. Ou seja, é iluminar uma cena - local onde se pratica uma ação - baseado em uma ideia de iluminação, através de uma imagem visualizada previamente, como se fosse um quadro pintado com luz”, explica o palestrante.

SUCESSO EM FLORIANÓPOLIS

Afirmando que a criação de espaços a partir da luz dá volume e forma aos objetos, estruturando as dimensões de uma cena, Osvaldo recebeu profissionais do mercado de arquitetura e iluminação em Florianópolis. A unidade SC401 do grupo Santa Rita foi o ponto de encontro do público com a Stella e Perrenoud. A rede de lojas, que está completando 50 anos em 2017, aproveitou a parceria com a empresa e o conteúdo do palestrante para celebrar sua história de sucesso.

TEMPOS MODERNOS EM CAMBORIÚ

Já a cidade de Balneário Camboriú recebeu a Stella em um clima de modernidade, debatendo assuntos como meio ambiente e tecnologia. No evento Tempos Modernos, realizado pela Kiareza Iluminação, Osvaldo abordou conceitos luminotécnicos básicos e detalhes da luminocênica, como o uso da temperatura de cor para a reprodução de sensações e emoções.  

No entanto, para o palestrante, o diferencial de conteúdo está em aliar as experiências que fazem parte de seu repertório luminocênico às ideias de um projeto luminotécnico. “Então, penso que é importante para as pessoas, pois grande parte das informações de iluminação difundido no país é mais técnico do que criativo”, diz Osvaldo.

REFERÊNCIA EM ILUMINAÇÃO EM SÃO PAULO

Em São Paulo, Osvaldo chegou para integrar um grande grupo de especialistas em luz e iluminação, em um ciclo de conhecimento organizado pela loja Lustres Yamamura. O evento Talk Light, em sua primeira edição, abordou temas atuais e importantes para o mercado de arquitetura e decoração, aproximando os profissionais do mundo da iluminação. Para Perrenoud, o mercado brasileiro carece de informações aprofundadas e de experiências criativas com a luz.

CLIMA INTIMISTA EM FORTALEZA

Chegando ao Nordeste brasileiro, os profissionais convidados da Stella e da loja Carmehil tiveram a oportunidade de um bate-papo mais intimista com Perrenoud. Segundo o palestrante, a experiência dessa conversa aproximada dá mais espaço para que se mostre opções e ideias de uso da luz.

Além disso, públicos pequenos também permitem a troca de informações e a difusão do conhecimento de uma forma diferenciada. “Uma palestra para 30 ou 40 pessoas se multiplica no dia seguinte. Os participantes levam o conteúdo para seus escritórios, seus grupos de contatos, discutem conceitos. Isso gera conhecimento, experiência e o bom entendimento do que é um projeto luminotécnico e do que é um projeto luminocênico”, diz Perrenoud.

CASA CHEIA PARA O ENCERRAMENTO

O encerramento do ciclo de palestras da Stella com Osvaldo Perrenoud foi marcado pela grande presença do público. No espaço do Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, profissionais e especificadores de iluminação participaram da última conversa com o palestrante desta temporada, mantendo o clima de interesse, debate e troca de conhecimentos que marcou o tour.

Segundo Osvaldo, a parceria com a Stella neste tipo de iniciativa é enriquecedora para o público, para a empresa e também para o palestrante. “É a prova de que estou aliado a uma empresa séria, que cria estas oportunidades de conhecimento sem estar preocupada em vender produtos. A Stella quer vender ideias, vender uma ideia de luz. Só essa preocupação já é maravilhosa”, afirma Perrenoud, que completa: “Não é uma oportunidade comercial. É uma palestra para dar subsídios e conhecimento para que, depois, o profissional saiba fazer as melhores escolhas de LED, lâmpadas e luminárias”.

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
16 de Novembro de 2017