Blog da Stella

SOFISTICAÇÃO E CONFORTO: DESTAQUE À LUZ NA REFORMA
“Uma boa iluminação proporciona conforto, tanto para os momentos mais práticos e funcionais do dia a dia, quanto para os momentos de relaxar e aproveitar o ambiente”. Foi seguindo esse conceito que a arquiteta Tamara Rodriguez projetou a reforma da área social de um apartamento com mais de 20 anos de história.
Além do conforto, a ideia da reforma era criar um ambiente em que os moradores se sentissem à vontade e com o qual se identificassem. Para isso, a arquiteta tinha o desafio de “mesclar estilos clássicos e aconchegantes, com um toque arrojado. Sentimento de casa que acolhe e, ao mesmo tempo, que surpreende e encanta”, afirma Tamara.
Utilizando tons claros e neutros, com alguns detalhes em cores escuras, a iluminação ganhou destaque na criação de efeitos nos ambientes. “Toda em LED de tons quentes, destacando objetos e revestimentos, a luz possibilitou criar diferentes cenas para os moradores”, diz a arquiteta, que investiu em rebaixo de gesso e retroiluminação com fitas LED nas sancas como um dos recursos para reinventar as salas de estar, jantar e o hall de entrada.
Segundo Tamara, “a iluminação, além de ser essencial para a funcionalidade dos ambientes, tem a importância de destacar objetos especiais da decoração, revestimentos, e criar cenários nos ambientes, de acordo com a atividade do momento. Especialmente nos ambientes integrados”. Para esse destaque, a arquiteta escolheu as lâmpadas AR70 da Stella, que criam efeito de luz sobre a parede com revestimentos.
Na iluminação geral, as lâmpadas dicroicas GU10 foram as eleitas, aplicadas em embutidos no gesso. Para a iluminação decorativa, no entanto, a arquiteta optou por elementos alinhados com o conceito do espaço. “O pendente da mesa de jantar, por exemplo, foi escolhido por ser uma peça de cristal, remetendo ao clássico, porém com design mais clean e contemporâneo. Foi esta mistura que buscamos para o conceito deste projeto, em combinação com requinte e funcionalidade”, explica Tamara, referindo-se ao pendente com cristais translúcidos da Stella.
Para a sala de estar, em busca de manter uma composição entre os elementos de iluminação decorativa, Tamara escolheu semiembutidos de cristal, que mantém o charme do material, mas não tiram o destaque do pendente da sala de jantar. Especificando Stella em todo o projeto, a arquiteta afirma que a relação de confiança com a marca é um diferencial: “Especifico Stella pois sei da qualidade dos produtos e da garantia que oferecem. Além do design, é claro”, complementa.
galeria









