Home

Blog Ideias Luminosas

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Entender as especificações técnicas dos produtos de iluminação é o caminho para a melhor aplicação da tecnologia LED. Conheça abaixo os conceitos luminotécnicos que norteiam o desenvolvimento dos produtos Stella:

Fluxo luminoso: Unidade de medida: lumen (lm).

Refere-se à quantidade total de luz emitida por uma fonte.

Intensidade luminosa: Unidade de medida: candela (cd).

Refere-se à intensidade do fluxo luminoso projetado em uma determinada direção. Esta medida também é diretamente influenciada pelo ângulo de abertura do facho da fonte luminosa. Quanto menor o ângulo de abertura, mais concentrado será o fluxo luminoso, ou seja, maior será o número de candelas.

Eficiência luminosa: Unidade de medida: lumens/Watt (lm/W).

É a relação entre a quantidade total de luz e a potência consumida. Quanto mais eficiente uma lâmpada é, maior a quantidade de lumens gerada em relação à potência consumida.

Índice de Reprodução de Cor (IRC): Indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz. Um índice de reprodução 100 (dado à luz solar), apresenta as cores com total fidelidade e precisão. Quanto menor o valor, menor a eficiência da fonte de luz em reproduzir cores.

Temperatura de cor: Indica a aparência da cor da luz.

A “luz quente” é a que tem aparência branco-amarelada e temperatura de cor baixa, até 3.000K. A “luz neutra” apresenta cor branco-neutra e temperatura em torno de 4.000K. Já a “luz fria”, tem aparência branco-fria, quase azulada, com temperatura de cor elevada, 5.700K ou mais. O gráfico abaixo demonstra a relação que existe entre a unidade de medida Kelvin (K) e a cor que ela representa.

Durabilidade: Unidade de medida: horas (h).

É o número de horas que correspondem ao tempo em que uma lâmpada LED fornece 70% ou mais do fluxo luminoso inicial.

Proteção IP: O código IP (do inglês International Protection Rating) – ou Grau de Proteção – classifica os níveis de proteção de produtos contra objetos sólidos (inclusie mãos, dedos e partes do corpo humano), poeira, exposição e até submersão a líquidos.

Base: O soquete tem como função a fixação do produto e a conexão elétrica. Veja as bases utilizadas nos produtos Stella:

As informações técnicas dos produtos Stella podem ser conferidas nas páginas individuais de cada peça. Confira as linhas completas em stella.com.br/produtos.

07 de Janeiro de 2017