Home

Blog da Stella

GLOSSÁRIO DE ILUMINAÇÃO

GLOSSÁRIO DE ILUMINAÇÃO

Listamos a seguir as definições de alguns termos da área da iluminação que costumam causar dúvidas.

Caso tenha alguma pergunta depois da leitura, entre em contato com a Stella!

 

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas por uma determinada fonte de luz. Um índice de reprodução 100 (dado à luz solar) apresenta as cores com total fidelidade e precisão.

Quanto maior o valor, maior a eficiência da fonte de luz em reproduzir cores. Saiba mais aqui.

Produtos Stella com altíssimo IRC: lâmpadas EVO – IRC 95, perfis Archi – IRC 93 e fitas EVO – IRC 97.

 

Índice R9

Dentro do IRC, refere-se especificamente ao grau de fidelidade de reprodução da cor vermelha. Quanto mais alto o R9 de uma fonte luminosa, mais fiel será a reprodução desta cor.

O INMETRO exige apenas que o R9 em lâmpadas LED seja maior do que zero, mas a Stella oferece produtos com este índice em valor superior a 90, considerado altíssimo. A iluminação com R9 elevado é muito importante para, por exemplo, valorizar obras de arte, alimentos, tons de pele, etc.

Conheça as nossas lâmpadas de R9 >80 e fitas de R9 >90 e observe a indicação do R9 em todos os produtos com o selo Realça as cores naturais!

 

UGR

UGR significa Unified Glare Rating (Índice de Ofuscamento Unificado). O UGR fornece informações sobre o ofuscamento para uma instalação em ambiente interno.

Neste conceito, ofuscamento é uma combinação de parâmetros, como brilho da luminária, brilho da luz circundante no ambiente, ângulo de visão do observador, altura de instalação e dimensão da área luminosa. Tendo como base uma sala de padrão de referência (norma ABNT 8995-1:2013, item C.2), podemos chegar ao UGR de uma luminária.

UGR 19

A escala UGR é composta pelos valores 13, 16, 19, 22, 25 e 28. Normalmente, o UGR das luminárias LED de iluminação geral fica acima de 22.

Nosso novo Painel de Embutir EVO tem UGR 19, que proporciona muito mais conforto visual.

 

Fluxo luminoso

Unidade de medida: lúmen (lm)

Refere-se à quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa.

 

Eficiência luminosa

Unidade de medida: lumens/watt (lm/W)

É a relação entre a quantidade total de luz e a potência consumida. Quanto mais eficiente uma lâmpada é, maior o fluxo luminoso em relação a cada watt de potência consumida.

 

Intensidade luminosa

Unidade de medida: candela (cd)

Refere-se à intensidade da luz projetada em uma determinada direção. Esta medida é importante para luminárias ou lâmpadas com facho de luz do tipo direcional e é diretamente influenciada pelo ângulo de abertura do facho da fonte luminosa.

Quando comparadas duas fontes de luz de mesmo fluxo luminoso, quanto menor o ângulo de abertura, maior a intensidade da luz.

 

Temperatura de cor

Unidade de medida: kelvin (K)

Indica a aparência da cor da luz. A “luz quente” é a que tem aparência branco-amarelada e temperatura de cor baixa, até 3000K. A “luz neutra” apresenta cor branco-neutra e temperatura em torno de 4000K. Já a “luz fria” tem aparência branco-fria, quase azulada, com temperatura de cor elevada, 5000K ou mais.

A indicação da cor da luz de alguns produtos da Stella é feita de outra forma. Veja abaixo a relação entre a nomenclatura adotada e a aparência da cor da luz.

 

Vida útil

Unidade de medida: horas (h)

É o número de horas que correspondem ao tempo em que uma lâmpada LED fornece 70% ou mais do fluxo luminoso inicial.

 

Base

A base tem como função a conexão elétrica do produto e sua fixação ao soquete da luminária. Veja as bases utilizadas nos produtos Stella:

Grau de Proteção (IP)

O código IP (do inglês International Protection Rating) – ou Grau de Proteção – classifica os níveis de proteção do invólucro do produto contra objetos sólidos (poeira, dedos, mãos, etc.) e líquidos. É representado por dois dígitos: o primeiro indica o grau de proteção contra objetos sólidos e o segundo, contra líquidos.

 

As informações técnicas dos produtos Stella podem ser conferidas nas páginas individuais de cada peça. Confira as linhas completas em stella.com.br/produtos.

 

Saiba mais

Conforto Visual

Um preceito básico no portfólio da Stella. Veja quais características proporcionam maior conforto visual.

Lumens x Watts

Saiba a diferença e o que considerar na hora de adquirir ou especificar um produto de iluminação.

Tecnologia LED

Um componente eletrônico semicondutor que revolucionou a maneira de representar e apresentar a luz.

Tecnologia BDT (Bivolt Dimming Technology)

Solução que permite que produtos sejam bivolts e dimerizáveis ao mesmo tempo.

04 de Outubro de 2020