Blog da Stella
COMO OS GRÁFICOS REPRESENTAM A LUZ EMITIDA?
Disponibilizamos uma completa explicação a respeito dos dois principais gráficos luminotécnicos: gráfico de iluminância e gráfico de distribuição de intensidade luminosa. Estes gráficos representam visualmente a luz emitida e têm como objetivo representar o conceito tridimensional da distribuição e/ou intensidades da luz em um espaço.
Gráfico de iluminância
Indica a iluminância máxima (dada em lux) para diferentes distâncias do facho de luz, assim como o seu diâmetro. No caso abaixo, referente a uma lâmpada MR16 de 60° (STH8538/30), nota-se que, a três metros de altura, por exemplo, a área incidida pelo facho terá uma iluminância máxima de 54 lux, com um diâmetro de 320cm.
Gráfico de distribuição de intensidade luminosa
Este gráfico auxilia na identificação da intensidade luminosa — dada em candelas (cd) — que será emitida em diversas direções. Para conhecimento, a intensidade luminosa informada junto a cada produto e na respectiva embalagem refere-se à intensidade luminosa de pico, que normalmente se dá no centro do facho (eixo 0°).
No Gráfico e Ilustração abaixo, que se referem a uma MR16 de 60°, a intensidade luminosa é de 430cd. Mas, por exemplo, em um plano de trabalho que está a 30° do eixo central desta fonte luminosa, a intensidade luminosa passará a ser de 200cd.
Porém, além de mostrar a intensidade, este gráfico também demonstra o tipo de distribuição proporcionada pela lâmpada/luminária (facho aberto, fechado, direto, indireto...). Essa distribuição luminosa é apresentada em duas curvas. A primeira curva ilustra a distribuição luminosa no eixo longitudinal (C0/180) e a segunda, no eixo transversal (C90/270).
Visualizar as duas curvas é útil no caso de fontes luminosas em que o facho é projetado de diferentes formas nos planos longitudinal e transversal – como, por exemplo, o balizador Neu 2, no Gráfico e Ilustração abaixo.
Para referência, no caso de modelos de produtos com diferentes opções de tensão e/ou temperatura de cor, disponibilizamos a de menor valor.
Saiba mais
Um preceito básico no portfólio da Stella. Veja quais características proporcionam maior conforto visual.
Indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz.
Fluxo, intensidade, eficiência e mais informações técnicas
Um guia para entender as características técnicas dos produtos de iluminação.
Saiba a diferença e o que considerar na hora de adquirir ou especificar um produto de iluminação.
Um componente eletrônico semicondutor que revolucionou a maneira de representar e apresentar a luz.
Tecnologia BDT (Bivolt Dimming Technology)
Solução que permite que produtos sejam bivolts e dimerizáveis ao mesmo tempo.