Blog da Stella

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FLUXO, INTENSIDADE E EFICIÊNCIA LUMINOSA?
Apesar da semelhança entre os nomes e do fato de serem unidades utilizadas para auxiliar na avaliação da qualidade e da quantidade de luz de uma fonte luminosa, fluxo luminoso, intensidade luminosa e eficiência luminosa são parâmetros diferentes na hora de decidir a iluminação do seu projeto luminotécnico.
No Stella Descomplica de hoje vamos explicar a diferença entre estes termos tão conhecidos na área da iluminação, mas que causam dúvidas em alguns especificadores:
Fluxo luminoso (lúmen = lm)
É um dos parâmetros mais importantes para o desenvolvimento de um projeto luminotécnico, pois indica a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções.
Intensidade luminosa (candela = cd)
Refere-se à intensidade da luz projetada em uma determinada direção. Esta medida é importante para luminárias ou lâmpadas com facho de luz do tipo direcional e é diretamente influenciada pelo ângulo de abertura do facho da fonte luminosa. Quando comparadas duas fontes de luz de mesmo fluxo luminoso, quanto menor o ângulo de abertura, maior a intensidade luminosa.
Eficiência luminosa (lumens por watt = lm/W)
A eficiência luminosa é a relação entre a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa e a potência consumida por ela, além de ser fundamental na escolha da melhor opção que trará menos consumo de energia elétrica em relação à quantidade de luz em cada ambiente.
Por exemplo, uma lâmpada PAR30 halógena consumia, em média, 75W e produzia um fluxo luminoso de 650lm, ou seja, uma eficiência luminosa de, aproximadamente, 9lm/W. Por sua vez, as lâmpadas PAR30 ECO LED Stella consomem, em média, 9W e produzem um fluxo luminoso de 860lm, ou seja, uma eficiência luminosa de, aproximadamente, 95lm/W. Dessa forma, um projeto que utilize as fontes LED é energicamente muito mais eficiente que um que utilize as fontes halógenas.
Como vimos, estes conceitos luminotécnicos são utilizados na avaliação de diversos parâmetros de qualidade e eficiência energética de um projeto, porém cada um com sua particularidade. Por este motivo é muito importante que o especificador esteja atento às diferenças citadas neste post na hora de escolher as fontes luminosas entre as cinco linhas do portfólio Stella: Lâmpadas, Luminárias, Fitas, Jardim e Trilhos.
Baixe nosso catálogo virtual e saiba quais os produtos ideais para o seu projeto.