Home

Blog Ideias Luminosas

CONFORTO À TENDÊNCIA INDUSTRIAL: LUZ E CRIATIVIDADE NO ESCRITÓRIO VIA MIA

CONFORTO À TENDÊNCIA INDUSTRIAL: LUZ E CRIATIVIDADE NO ESCRITÓRIO VIA MIA

Projetar a arquitetura e a iluminação de um ambiente é, também, traduzir o conceito daquilo a que o lugar se propõe. Foi com essa ideia, de expressar o espírito inovador e criativo da marca, que a arquiteta Ana Carolina Alvarenga projetou o escritório da empresa calçadista Via Mia, localizado no Rio de Janeiro.

Utilizando um conceito industrial para o espaço, a arquiteta apostou em um projeto luminotécnico com diferentes efeitos, que destacou o arquitetônico e foi executado com produtos Stella. Ana Carolina optou pela predominância temperatura de cor branco quente em todo o escritório, de modo a criar um clima de conforto no espaço e estimular a liberdade criativa da equipe de trabalho.

O projeto arquitetônico foi pensado para destacar a estrutura das salas e permitir a criação de ambientes amplos e funcionais. Para isso, a iluminação serviu – em alguns pontos – como delimitadora de espaços. Perfis Linie, de 12W/m, aplicados nas paredes e no teto dos corredores, demarcam os locais de circulação e as entradas dos ambientes.

Para garantir o clima de aconchego e conforto dos espaços, Ana Carolina optou por soluções de iluminação pontual. Lustres e pendentes aplicados sobre mesas de reunião, de trabalho e no refeitório da empresa – neste último espaço, utilizando lâmpadas Filamento Vintage - trazem toques joviais e modernos. Jardins verticais, iluminados por lâmpadas PAR20 Color verde, contribuem para a atmosfera de vivacidade em um ambiente com estilo essencialmente industrial.

Essa tendência industrial, aplicada ao projeto de arquitetura, é reforçada nos elementos de iluminação. Luminárias pendentes e de sobrepor em concreto – ou em tons de concreto – reforçam a ligação entre os elementos estruturais e os conceitos da arquitetura e da iluminação. Spots aplicados em trilhos de sobrepor também foram recursos de luz escolhidos pela arquiteta e que estão alinhados com o objetivo do projeto.

O ambiente, que foi destaque da revista Lume Arquitetura, na edição veiculada nos meses de Abril e Maio de 2018, utilizou iluminação da Stella. E é um exemplo de que a iluminação, alinhada a um conceito, pode modificar a atmosfera de um ambiente e é recurso fundamental à serviço da arquitetura.  

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
30 de Maio de 2018